sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Homem e Seus Anseios Tecnológicos


                                      



Desde os primórdios o ser humano tem uma importante aliada para simplificar questões cotidianas e evoluir cada vez mais no que diz respeito aos seus conhecimentos: a Ciência.
Este evoluir que cada vez mais ocorre traz consigo em contrapartida, um retrocesso, pois, apesar do homem ter várias informações, ele ainda em sua grande maioria, as usa em seu benefício próprio.
Ele utiliza da ciência apenas para seu benefício próprio, sem se importar com os demais indivíduos. O evoluir do ser humano em termos científicos sempre se deu de forma progressista, não estreitando assim suas possibilidades de evolução.
O homem vem sempre buscando o avanço, só que o usufrui da mesma forma retrógrada de sempre. A busca do homem pelo avanço tecnológico sempre se deu com o mesmo objetivo: legitimar seus anseios coletivos. Um exemplo disso é que o homem sempre vem buscando através da ciência esclarecer cada vez mais questões ligadas á sua origem. Muitas pesquisas científicas são feitas com este propósito, legitimar anseios coletivos. Uma pesquisa em específico realizada na Inglaterra em meados do século XIX, tentou constituir a idéia de que os negros (hoje a ciência busca maiores dados sobre a tese de que a origem humana teria vindo do continente africano, o que acabaria por desconstruir a já formada tese de que a origem humana seria vindoura do continente europeu) seriam ‘’inferiores’’ ao modelo de ancestral ‘’europeu’’, que era até então o elo com a atual raça humana. Com esta tese, os cientistas trouxeram a idéia de que a origem humana não poderia ter vindo dos africanos devido á sua inferioridade perante ao ancestral europeu, o Homem de Neandertal. Esta passagem no campo científico pode ser vista no documentário ‘’A Origem Do Homem’’, de direção de Steve Burns, produzido no ano de 2002 pelo canal Discovery Channel.
Hoje sabe-se que  esta tese não passou de uma farsa para continuar perpetuando a idéia da supremacia européia se tornando assim uma das maiores fraudes da história científica.
Este fato esclarece bem a questão de que o homem utiliza de avanços ocorridos no campo científico para a mesma finalidade, legitimar o que para uma grande maioria é o certo, muita das vezes cometendo um retrocesso na cadeia evolutiva psicológica, ou seja, o homem cada vez mais se torna detentor de conhecimentos científicos extraordinários, mas sempre os usa á fim de legitimar propósitos coletivos, ou seja, utilizar da ciência para favorecer alguma classe dominante ou prejudicar qualquer indivíduo que seja, é um retrocesso no fazer e usufruir dessa criação humana que é a ciência.








Referências:

(Millôr Fernandes, Folha de S. Paulo, 8.4.2001, p.28)
Quino, Mafalda, n 6, São Paulo:Martins Fontes, 1992,PP.12-3
(Marcelo Gleiser, professor de física, no jornal Folha de S. Paulo, 24.3.2002, Mais!, p.22)
Vídeo Documentário:A Origem Do Homem;Direção:Steve Burns;Duração:91 minutos;Produção:Discovery Channel, 2002


Texto feito por:Jullyana =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário