sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Paradigma Educacional Emergente



                                                

O texto O Paradigma Educacional Emergente traz reflexões sobre á atual educação brasileira.
Hoje em dia o espaço do conhecimento é global, aonde a maioria das pessoas têm acesso ao conhecimento através do computador, acessando blogs, sites de pesquisa, lendo livros disponibilizados em bibliotecas digitais, etc...
Com o acesso á educação através das novas tecnologias, se faz necessário metodologias educacionais e pedagogias que venham a acompanhar este progresso educacional.
Dentro deste mundo globalizado, resultado da modernidade, é necessário formar um cidadão crítico e não apenas só mais um alienado em meio ao turbilhão de informações e conhecimento que este mundo cibernético proporciona ao indivíduo.
Este fácil acesso ao conhecimento proporcionado pela internet é muito importante para a formação de um estado aonde todos deveriam participar de sua estruturação e a educação dentro deste âmbito assume um papel fundamental na formação do indivíduo transformador do meio em que ele vive.
Outro aspecto levantado no texto é a necessidade de que dentro deste mundo informatizado, o indivíduo têm de saber operar essas novas tecnologias da informação, mas sabemos que não são todos que têm acesso a cursos que prepararam a pessoa a manusear o computador.
Neste ponto observamos á exclusão que a pessoa que não está inserida á este novo meio educacional sofre, pois se ela não sabe operar um computador ela não tem como ter acesso ao mesmo e também aquela pessoa que não tem condições de acessar a internet dentro deste padrão educacional também esta excluído.
A autora levanta a questão de que com esta interação á internet, a educação a distância possibilita o acesso da pessoa ao curso superior ou até mesmo aos cursos técnicos que são disponibilizados na rede.
O mundo das novas tecnologias e a educação possibilitam o acesso da pessoa ao conhecimento, conhecimento este que deve se dar de forma homogênea, sem exclusões, pois o papel da educação seja na internet ou dentro da sala de aula é justamente possibilitar á pessoa o acesso ao conhecimento, sem diferenciações étnicas, sociais ou econômicas.
Novas tecnologias e a Educação juntas só fazem valer cada dia mais a importância do conhecimento na vida de qualquer pessoa e que o auxiliará na sua formação enquanto ser social e agente transformador da sociedade.


Refêrencias: MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. In: ______. O paradigma educacional emergente. 6.ed.
Campinas S.P.: Papirus, 1997. P. 135-197.

Autora do texto:Jullyana =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário